Portal.comunique-se.com.br-06/07/2016: Seguranças do Metrô Rio reprimiram jornalistas que acompanhavam o término de um protesto realizado no Centro do Rio de Janeiro nessa terça-feira, 5. Os repórteres fotográficos José Cícero da Silva, da Agência Pública, e Matias Maxx, da Vice Brasil, registraram e relatam as agressões a manifestantes e profissionais de imprensa dentro da estação Uruguaiana.
![]() |
| Profissionais de imprensa foram agredidos em estação do metrô. Imagem: Reprodução/Vice |
Enquanto a confusão e a gritaria crescia, alguns seguranças deixaram os manifestantes de lado e voltaram a atenção para as lentes dos repórteres. “Eles partiram para cima de quem estava registrando o conflito. A todo momento exigiam, com bastante truculência, que os equipamentos fossem desligados - uma fotógrafa teve a lente danificada”, relatou Silva. “Dois fotógrafos, mesmo depois de se identificar, continuaram sendo agredidos e foram conduzidos até uma sala do metrô. Dali, foram conduzidos para a delegacia”.
Um dos profissionais “detidos” pelos guardas do Metrô foi Maxx. “Em minha carreira fotojornalística já vivenciei diversas cenas de brutalidade policial, mas nunca tinha visto algo tão bárbaro e covarde como a violência que os seguranças da concessionária Metrô Rio perpetraram contra jornalistas, manifestantes e passantes que não tinham nada a ver”, escreveu ele sobre a experiência. “A medida que os reforços iam chegando os seguranças atacavam com mata-leão um a um dos jornalistas, que não podiam sequer defender-se, pois estávamos mais preocupados em proteger nosso equipamento e, principalmente, as provas de tamanha covardia e agressão”.
Ao fim de quase cinco horas na delegacia, os jornalistas registraram ocorrência, denunciando os funcionários do metrô por agressão. Por meio de suas mídias sociais, a Anistia Internacional e a ONG Article 19 se posicionaram sobre o caso e condenaram as agressões sofridas pelos repórteres.
Escrito por Redação Comunique-se veja também:
















0 Comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!
Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.