Escola desativada incomoda Vila Formosa - SP


Jornal Diário SP - 28/05/12: “É muito triste ver a escola onde estudei nesse abandono todo e o prédio sem uso algum”, lamentou o motorista Celso José de Souza, que estudou da 5 à 8 séries na EEPG (Escola Estadual de Primeiro Grau) Professora Sebastiana Silva Minhoto, na Rua Horácio Rodrigues, 312, em Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo.

A escola teve a fachada pichada e está com mato crescido no terreno.
Foto: Vinicius Pereira/Diário SP
Em 1997, a escola foi fechada e o prédio ficou sem uso. Um vigia toma conta do terreno, mas não todos os dias, de acordo com os moradores. “Quando o vigia está presente não tem problema, apesar dele ficar em um local onde não tem luz nem água”, explicou o metalúrgico Nelson Hashimoto, de 53 anos, um vizinho da antiga escola estadual.

“Algumas pessoas aproveitam quando o vigia não está e invadem o terreno para usar drogas. Tenho dois filhos adolescente e temo muito pela segurança deles nessas ocasiões”, afirmou a dona de casa Vanusa Pereira, de 38 anos, que mora em frente ao prédio abandonado. “O lugar está se degradando e o mato alto ali virou um criadouro de baratas, pernilongos e até de escorpiões”, relatou Vanusa.

O terreno ocupado pelo edifício vazio tinha originalmente 2.429 m² e foi desapropriado em 1959 para a instalação da escola. Com o crescimento do bairro, a escola passou a ocupar apenas uma fração desse espaço.

“Quando a escola funcionava era muito legal, tínhamos horta comunitária e um pomar com frutas de todos os tipos”, recordou-se o torneiro mecânico Ronaldo Tartarini, de 43 anos, que foi aluno do estabelecimento de ensino na década de 1980 e estudou ali da 1 à 8 séries. “Esse prédio tinha de ter utilidade novamente. Faltam tantas creches e escolas na cidade”, lamentou o torneiro mecânico.

Transferência/ Segundo nota da Secretaria de Estado da Educação, a escola “foi extinta devido a uma reorganização dos ciclos escolares e por falta de demanda. Na época, os alunos foram transferidos para escolas próximas sem nenhum transtorno.” Ainda segundo informações da Secretaria da Educação, o prédio foi transferido para a Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho em 2001.

Raio-x
EEPG Professora Sebastiana Silva Minhoto
Inauguração: 1959
Tamanho: 900 m²
Localização: Rua Horácio Rodrigues, 312 - Vila Formosa - Zona Leste
Função: Escola estadual de primeiro grau
Capacidade: 1.200 alunos

Situação:
Fechada em 1997, teve os alunos transferidos. Desde então o prédio ficou vazio. Conta com um vigilante que não está sempre no local, de acordo com moradores da área. Em 2001 a propriedade foi transferida da Secretaria de Estado da Educação para a Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho

Cronologia:
1956
O governador Jânio Quadros assina o decreto que amplia e muda de nome o grupo escolar da Vila Manchester, então na Vila Carrão, na Zona Leste, na Rua Ganges. O grupo passa a se chamar Escola Estadual de Primeiro Grau Professora Sebastiana Silva Minhoto.

1960-1996
Funciona no local a escola, que teve projetos de horticultura e fruticultura nos terrenos do entorno, com aproveitamento da colheita para uso na merenda escolar.

1997
Com a reorganização do sistema de ciclos escolares e por falta de demanda de alunos, a Escola Estadual Sebastiana Silva Minhoto é extinta e os estudantes do estabelecimento são transferidos para outras escolas da região.

2001
Sem uso, o prédio é transferido para a Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho, que ainda não tem destinação para o local.

Fabio Pagotto

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.