Vigilantes fazem manifestação no centro de Atibaia - SP


SP
JcAtibaia-01/02/13: Os vigilantes de agências bancárias de Atibaia realizaram manifestação nesta sexta-feira (1°), na Praça Aprígio de Toledo, a Praça do Mercado Municipal, no Centro. A classe exige o cumprimento da Lei 12.740, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 10 de dezembro do ano passado, que obriga as empresas de segurança e vigilância a pagar adicional de periculosidade de 30% sobre o salário de seus funcionários.

Foto: JC Atibaia
Foto: JC Atibaia
“Todo vigilante tem direito, a lei foi aprovada no dia 8 de dezembro e sancionada no dia 10, mas até o momento não houve cumprimento, por isso, optamos pela manifestação”, afirmou o diretor do Sindivigilância Campinas, que tem subsede em Atibaia, Wilson Aguiar da Silva.

Com apitos e um cartaz dizendo “Sou vigilante, exijo respeito”, a classe determina o pagamento desse adicional no quinto dia útil deste mês. “Por enquanto, a manifestação é só nesta sexta-feira. Porém, se não pagarem, vamos fazer uma paralisação sem tempo determinado”, disse Silva.

A inclusão do benefício vai alterar a folha de pagamentos dos funcionários, pois até então, eles recebiam uma espécie de adicional de risco, previsto em normas coletivas negociadas por sindicatos. Em geral, muito menor do que os 30% que terão que ser pagos. De acordo com informações do jornal Valor Econômico, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, por exemplo, ficou acordado um percentual de 15%. Em Minas Gerais, paga-se 9% de adicional, e no Piauí apenas 3%.

Atualmente, o piso salarial de um vigilante no Estado de São Paulo é de R$ 1.024,03, segundo o estudo da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras). Com o adicional de insalubridade, os trabalhadores vão ganhar pouco mais de R$ 1.150.

O aumento será significativo para o setor, que emprega um grande contingente de pessoas. No Estado de São Paulo, são cerca de 206 mil vigilantes em 429 empresas de segurança legalizadas. No Brasil, o efetivo da segurança privada é superior a 640 mil vigilantes. Cerca de 1,5 mil companhias têm autorização da Polícia Federal para funcionar em todo o País.

Fabiana Matsuda (Jornal da Cidade de Atibaia)

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.