Sindicato faz protesto contra demissões de 540 porteiros e vigias - MG


Minas Gerais-MG
Otempo.com.br-22/07/2016: O sindicato que representa os 540 porteiros e vigias terceirizados demitidos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) faz ato de protesto nesta sexta-feira (22). A entidade também pretende cobrar dos pré-candidatos a prefeito um posicionamento sobre o assunto. Com as demissões, a PBH vai economizar R$ 1,3 mi/mês. Os porteiros e vigias serão substituídos por sistemas de segurança eletrônica.
Protesto aconteceu na tarde desta sexta-feira.  Foto: Sind-REDE/Divulgação/O Tempo
Protesto aconteceu na tarde desta sexta-feira.
Foto: Sind-REDE/Divulgação/O Tempo
A categoria está reunida na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede), no centro. "Depois desse encontro, nós vamos seguir de carro próprio até a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público (na avenida raja Gabaglia), mas ainda não sabemos se seremos recebidos, ainda não temos um agendamento", disse Daniel Wardil, um dos diretores.

O sindicato informou ainda que, em maio, entregou ao Ministério Público Estadual denúncia apontando a vulnerabilidade a que as escolas e UMEIs (Unidade Municipal de Educação Infantil) estarão sujeitas sem a presença desses funcionários.

Sobre o encontro com os pré-candidatos, Daniel informou que apenas um deles foi contactado, mas para tratar de assuntos gerais."Nós ainda vamos buscar agenda com todos eles para tratarmos especificamente dessas demissões", finalizou o diretor.

Ainda segundo o Sind-Rede, a maior parte dos porteiros e vigias ainda cumpre o aviso prévio.

O processo
- A comunicação da PBH sobre as demissões foi feita em maio.

- No dia 6 de junho, uma liminar suspendeu essas demissões. O juiz Marcos César Leão, da 31ª Vara do Trabalho, acatou a ação do Sind-Rede por

entender que ainda não haviam se esgotado as tentativas de negociações entre as partes.

Em 14 de julho, esse mesmo juiz revogou a decisão de suspender as demissões dos porteiros e vigias, sob a alegação de que estavam

esgotadas as chances de o Sindicato e Prefeitura de Belo Horizonte chegarem a um acordo.

PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que desde 2014 é feita uma reestruturação - em todos setores -, com o objetivo de redução de 30% nos custos. Medidas tomadas para garantir a prestação de serviços ao cidadão.

A assessoria ressaltou que a manutenção das demissões está de acordo com decisão judicial.

por Gustavo Lameira Do Otempo.com.br

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.