Após prisão por pescaria na Baía de Vitória, família festeja liberdade - ES


Jornal G1 - 24/05/12: "Estou triste pelo o que aconteceu, mas alegre por estar perto da minha família”, desabafou na noite desta quarta-feira (23) o vigilante desempregado, Valmir Nascimento, na frente da delegacia de Vitória onde ficou preso por 26 horas. Ele e um amigo foram presos por pesca ilegal na Baía da capital na noite desta terça-feira (22).

Foto: Reprodução/TV Gazeta
As famílias do vigilante e do pedreiro, Rodrigo Dantas, fizeram uma festa do lado de fora do Departamento de Polícia Judiciária de Vitória (DPJ). A recepção, após um liminar concedida pela Justiça para a soltura, foi marcada por alegria e muita emoção.

A filha de Rodrigo Dantas, de aproximadamente cinco anos, foi a primeira a abraçá-lo. Ao avistar o pai saindo da delegacia, não se conteve e pulou no seu colo. “Graças a Deus estou com minha família, agora estou feliz demais”, desabafou Dantas.

Prisão
Os dois homens foram presos por pescar na Unidade de Conservação do Lameirão, na Baía de Vitória. Segundo a Polícia Militar Ambiental, é proibida a pesca no local. O pedreiro e o vigilante, disseram para a polícia que não haviam placas informando a proibição.

Barcos em que os dois homens estavam pescando.
Foto: Divulgação / Polícia Ambiental
Envergonhados, a princípio, eles preferiram não se identificar. O pedreiro disse que pescava para comer. "Nós não íamos comercializar os peixes e nem sabíamos que era proibido”. O vigilante comentou que nunca passou por situação igual a essa. “É uma grande humilhação".

A esposa de um dos detidos, Marinete Silva Cardoso, desabafou. "Quando a gente não tem condições, não tem uma carne ou um ovo para dar a nossa filha de cinco anos para comer, ele vai pescar. Eu acho isso uma injustiça”, disse.

Liberação
Segundo a polícia, uma liminar concedida pela Justiça a um advogado que se sensibilizou com a situação gerou a soltura. O chefe da Polícia Civil Joel Lyrio disse que não houve abuso de autoridade ao algemar os dois homens.

Assista:

A cunhada de um dos presos ficou indignada com a prisão e passou a tarde em frente ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória. “Não poderíamos imaginar que um simples peixe ia dar cadeia. A família está passando mal com tudo isso. Ele não assaltou, não roubou ninguém, apenas foi pescar”, disse Elizabeth Cardoso.

Proibições
O uso de barcos, redes e tarrafas é proibido na baía de Vitória e de acordo com a Polícia Militar Ambiental todos os pescadores da região sabem da lei. Na noite desta terça-feira (22), dois homens foram presos e alegaram desconhecer a proibição. A polícia disse que um dos motivos é um berçário de criação de peixes que existe no local.

Segundo o comandante da Primeira Companhia da Polícia Militar Ambiental, Marcelo Mattos, ações de fiscalização são feitas rotineiramente e várias regras devem ser seguidas. "O local onde eles foram detidos passam muitas embarcações, se tiver um barco pequeno pode acontecer algum acidente. Sem contar que existe um berçário de procriação de peixes de várias espécies, inclusive em defeso", explicou.

Mattos disse que a pesca manual pode ser realizada sem problemas, já que pode representar pesca para o próprio consumo. "A lei diz que se a pessoa estiver pescando com uma vara de bambu não há problemas por se tratar de pesca seletiva, mas se ela usar um barco e rede, demonstra que pode haver fins comerciais", disse.

Locais proibidos
Do Porto de Tubarão, em Vitória, ao farol de Santa Luzia em Vila Velha também existem restrições, segundo a lei. "Nesse trecho só é possível pescar por meios manuais. Não pode usar nenhum tipo de embarcação e quando a pesca for realizada manualmente deve ser feita de 19h às 7h.

Assista:

Do G1 ES

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.