AVozDaCidade-25/06/13: Hoje, o atraso nos pagamentos aos funcionários da empresa Centauro, que presta serviços de segurança patrimonial para a prefeitura, completou 45 dias. Em repúdio à situação, cerca de 120 vigilantes foram às ruas na manhã de hoje, para protestar e iniciar uma paralisação pacífica que não tem data para terminar. A intenção dos protestos é chamar a atenção da população sobre o problema que eles enfrentam.
![]() |
| Manifestantes ganham as ruas da cidade. Foto: Marcos Silva |
Segundo a diretoria do Sindicato dos Vigilantes de Angra dos Reis, desde outubro do ano passado os pagamentos da empresa Centauro têm sido realizados, sistematicamente, com atraso, o que, segundo os trabalhadores, tem causado transtorno às famílias de todos eles.
Outro problema foi a demissão por justa causa de 13 trabalhadores que, segundo o sindicato, foram feitas de forma ilegal e injusta. Outro motivo para a manifestação, é que a empresa estaria perdendo o seu contrato no final de 2013 e os trabalhadores temem demissões por justa causa em massa.
Com a paralisação dos serviços dos vigilantes, várias escolas, postos de saúde, Santa Casa e outros prédios públicos ficaram sem vigilância patrimonial, o que já provoca um desconforto. Até o fechamento dessa edição, a prefeitura não informou se a greve dos vigilantes vai afetar alguns serviços públicos, como as aulas nas escolas e o atendimento nos postos de saúde.
Em resposta a essa questão, a prefeitura de Angra dos Reis esclarece a situação dos seus vigilantes terceirizados. Em janeiro, ao assumir, o atual Governo encontrou atrasos no pagamento deste contrato desde setembro de 2012. Não havia recursos em caixa para honrar os serviços efetuados e a dívida superava R$ 1,7 milhão. Desde então, a administração vem pagando a empresa contratada com regularidade. Infelizmente, porém, ainda há débitos, já que a prefeitura não tem recursos para pagar os atrasados e o mês corrente. Atualmente o município deve o equivalente a cinco meses. Na sexta-feira, 21, um novo pagamento foi efetuado. Prefeitura e empresa tentam encontrar um acordo, que pode resultar na redução dos serviços.
Maurício da Conceição, presidente do Sindicato dos Vigilantes, disse que o sindicato e os trabalhadores não podem aceitar esse descaso que está acontecendo com os profissionais, que trabalharam e não tiveram os seus respectivos pagamentos efetuados. E disse ainda: “Tivemos também demissões por justa causa que fora errôneas e equivocadas. Estaremos com essa paralisação por tempo indeterminado, até que a prefeitura e a firma cheguem em um acordo para saldar a nosso pagamento”, disse.
Pela manhã os vereadores Carlinhos Santo Antônio (PMDB) e Hélio Azevedo, o Helinho (PCdoB) também estiveram no movimento e opinaram sobre o assunto. “Através da Câmara Municipal, poderemos intermediar um encontro entre a prefeita e o Sindicato dos Vigilantes e até mesmo convocar a empresa Centauro para explicar sobre toda essa situação que foi causada”, disse o vereador Carlinhos Santo Antônio.
Já o vereador Helinho sugeriu uma posição mais enérgica por parte da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. “Vejo que isso é um calote do empresário aos seus trabalhadores. Há muito tempo isso já vem se arrastando e nós estamos cobrando da prefeita Conceição Rabha (PT), mas até agora nada foi feito. A Secretaria Municipal de Administração era para ter tomado uma posição sobre isso. Sei que o executivo já era para ter resolvido esse problema. Enquanto parlamentar e sindicalista, estarei em defesa do trabalhador”, comentou. veja também:
















0 Comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!
Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.