JCnet-08/06/13: A segurança é um dos grandes temores quando se fala dos grandes eventos que serão realizados no Brasil nos próximos anos. Por isso, as autoridades já começaram a aperfeiçoar seus métodos para evitar problemas. O instrutor de uma academia de Bauru, Douglas Pastre Gonzales, passou o treinamento de uma técnica militar brasileira a, nada menos, que os seguranças da presidenta Dilma Rousseff.
![]() |
Com a arma empunhada, instrutor ensina aos seguranças presidenciais técnicas de desarme. Foto: Reprodução JCnet |
“As instruções foram passadas a oito seguranças presidenciais. Depois, eles irão repassar para todos os outros setores que fazem a segurança da presidenta”, explica Gonzales. Os seguranças que participaram do curso foram aqueles avaliados como os mais capacitados. Por conta disso, passaram a ser chamados de “os oito escolhidos”.
O curso foi realizado na própria base de treinamento físico dos seguranças, no Palácio do Planalto. De acordo com o instrutor, foram explanadas tanto técnicas de combate desarmado quanto armado.
“As instruções envolviam contenção e imobilização de indivíduos, combate com lâminas e Decaf (sigla usada para defesas contra ameaças de armas de fogo), defesas de terceiros e ainda a legislação sobre autodefesa”, relata.
O curso teve duração de uma semana. Gonzales participou efetivamente de dois dias, onde foram treinados os desarmes de armas de fogo e também realizados testes físicos e psicológicos dos seguranças presidenciais. “Eles se saíram muito bem”, relata o instrutor.
Prevenção
Apesar de o curso ter sido realizado no mês passado, já existem contatos há cerca de um ano. Foi a própria equipe da presidência que contatou os especialistas da técnica com interesse no treinamento.
O instrutor Douglas Gonzales explica que um dos diferenciais do kombato é exatamente o foco não só na defesa, mas também na prevenção. “Essa é uma parte muito importante. Mostramos como se prevenir da violência urbana. No caso de civis, damos instruções de como se portar na rua, dirigir, entre outros. Até como se vestir é algo que conta e que explanamos”, revela.
Outro ponto fundamental e que foi elogiado no treinamento é a parte de leitura corporal. “Nesses grandes eventos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, imagine como essa leitura labial é importante para a segurança presidencial. É uma prevenção fundamental”, complementa o instrutor.
Após o curso, a Secretaria de Segurança Presidencial emitiu certificados aos responsáveis pelo treinamento. “O curso foi muito elogiado. Tanto que já está sendo programada uma segunda versão para ser realizada em breve”, finaliza Douglas Pastre Gonzales.
Serviço
A Academia de Tática e Artes de Combate (Atac) fica na rua Virgílio Malta, 4-21, Centro. Mais informações pelo telefone (14) 3021-9463.
Kombato
O kombato é uma arte desenvolvida desde o final da década de 1980, pela Marinha do Brasil com fundamentos do Kali Silat e do Krav Maga, técnica militar israelita. Uma das curiosidades é que o praticante aprende a se defender utilizando objetos do dia a dia, saindo da posição de vítima e se tornando uma real ameaça ao agressor.
Algumas siglas ilustram as etapas do treinamento e as situações que elas envolvem: Pare (Prevenção, Ação e Reação), Roda (Ronda Visual, Decisão e Ação) e Ivan (Inimigo de Maior Volume, Armado e em Maior Número).
Diversas instituições já aderiram à técnica
Nos últimos anos, várias instituições começaram a ser treinadas por meio do kombato. Forças Armadas, organizações policiais e empresas de segurança já aderiram aos ensinamentos. Em Bauru, o Batalhão Aéreo do Águia da PM também foi treinado.
O instrutor Douglas Gonzales conta que já ensinou a técnica a membros da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga; do Exército Brasileiro, sendo condecorado em 2010; agentes penitenciários (ASPs); e agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs).
O instrutor ainda explica que as técnicas ensinadas aos civis são diferentes das ensinadas aos militares. Um dos pontos interessantes do treinamento civil são as técnicas específicas para mulheres. Entre outros movimentos, treina-se como se livrar de situações de estupro, por exemplo.
Vitor Oshiro / Colaborou Redação veja também:
0 Comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!
Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.