Delegado nega tortura de vigia e diz que Mizael estava no 'encalço' de Mércia - SP


SP
JB-12/03/13: O delegado Antonio de Olim, que conduziu a investigação sobre o assassinato da advogada Mércia Nakashima, disse nesta terça-feira, durante o segundo dia do julgamento sobre o caso, que o policial militar reformado e advogado Mizael Bispo de Souza, 43 anos, passou o dia 23 de maio de 2010 - quando ela morreu - no "encalço" da vítima. Em depoimento que começou às 9h30, no Fórum de Guarulhos (Grande São Paulo), o delegado ainda negou que o vigilante Evandro Bezerra Silva, acusado de ter ajudado Mizael, tenha sofrido qualquer tipo de tortura para confessar a participação - o vigia confirmou ter buscado o ex-PM em Nazaré Paulista (interior de São Paulo), onde o corpo da advogada foi encontrado em uma represa, mas sempre negou participação no crime.

Foto: Fernando Borges/Terra
Policial reformado Mizael durante o seu julgamento no Fórum de Guarulhos.
Foto: Fernando Borges/Terra
"(Evandro) Ele fala que foi torturado lá. Eu cheguei lá, fiz IML (exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal) com ele, e não tinha nada. Ele falou na boa tudo. (...) Não tinha porquê (torturar). Nós tínhamos todas as provas na mão, sabíamos tudo o que ele fez naquele dia 23. Telefone não anda sozinho. (...) Então nós só mostramos (as provas) e ele começou a contar tudo. Contou até onde era conveniente para ele", disse o delegado, em referência ao rastreamento das ligações telefônicas feitas entre Evandro e Mizael no dia do crime, captado pelas antenas da região.

Durante a primeira hora de seu depoimento, o delegado tentou explicar a ligação entre Mizael e o vigia, que prestava serviços como segurança para o réu e para quem o ex-PM teria telefonado 16 vezes naquele dia, supostamente a partir de um telefone celular "frio", que nunca mais foi usado por Mizael. Segundo o delegado, Mizael planejou com antecedência a morte de Mércia, com quem namorou por cerca de quatro anos, e contou a ajuda de Evandro para colocar seu plano em ação. Mizael, que sempre negou a acusação, acompanha em plenário o depoimento do delegado, em silêncio.

"Não vejo nenhuma tortura psicológica (na forma como foi conduzido o interrogatório), e o depoimento foi perante um advogado da Ordem (dos Advogados do Brasil, OAB). (...) Se houvesse um excesso, com certeza ele (o advogado) teria falado", completou o delegado, ressaltando que o depoimento do vigilante foi filmado e o vídeo, enviado à Justiça para comprovar sua "legalidade".

"Encalço"
"(O vigilante) Ele contou a história que realmente aconteceu. (...) Ele confirma que o Mizael foi próximo à casa da avó da Mércia (no dia do crime), então confirma que ele estava no encalço dela", disse o delegado, que acusa Mizael de usar um telefone celular "frio", ou seja, não cadastrado em nome dele, para combinar a execução do crime com o Evandro.

Olim também tenta desconstruir o álibi de Mizael, usando dados do rastreador do carro e das ligações telefônicas feitas por ele - a defesa de Mizael, no entanto, tenta provar que estava em outro local no momento em que Mércia foi morta e que alega ter tido a companhia de uma prostituta naquele dia.

"Tudo bate. (...) É um quebra-cabeças", afirmou o delegado, que é a quarta testemunha a depor desde o início do julgamento, que começou ontem e só deve terminar na próxima sexta-feira. Mizael sempre negou ter matado Mércia e deve ser interrogado apenas após os depoimentos das testemunhas.

O caso Mércia
A advogada Mércia Nakashima, 28 anos, desapareceu no dia 23 de maio de 2010, após deixar a casa dos avós em Guarulhos (Grande São Paulo), e foi encontrada morta no dia 11 de junho, em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. A perícia apontou que ela levou um tiro no rosto, um tiro no braço esquerdo e outro na mão direita, mas morreu por afogamento quando seu carro foi empurrado para a água.

O ex-namorado de Mércia, o policial militar reformado e advogado Mizael Bispo de Souza, 43 anos, foi apontado como principal suspeito pelo crime e denunciado por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. De acordo com a investigação, Mércia namorou durante cerca de quatro anos com Mizael, que não se conformava com o fim do relacionamento amoroso. A Promotoria também denunciou o vigia Evandro Bezerra Silva, que teria o ajudado a fugir do local, mas seu julgamento ocorrerá separadamente, em julho deste ano.

Preso em Sergipe dias depois da morte de Mércia, Evandro afirmou ter ajudado Mizael a fugir, mas alegou posteriormente que foi obrigado a confessar a participação no crime, sob tortura. Entretanto, rastreamento de chamadas telefônicas feito pela polícia com autorização da Justiça colocaram os dois na cena do crime, de acordo com as investigações. Outra prova que será usada pela promotoria é um laudo pericial de um sapato de Mizael, no qual foram encontrados vestígio de sangue, partículas ósseas, vestígios do projétil da arma de fogo e uma alga típica de áreas de represa.

Mizael teve sua prisão decretada pela Justiça em dezembro de 2010, mas se escondeu após considerar a prisão "arbitrária e injusta", ficando foragido por mais de um ano. Em fevereiro de 2012, porém, ele se entregou à Justiça de Guarulhos e, desde então, aguardava ao julgamento no Presídio Militar de Romão Gomes - enquanto o vigia permanece preso na Penitenciária de Tremembé. Mizael nega ter assassinado Mércia e disse, na ocasião, que a tratava como "uma rainha". Já o vigia afirmou, em depoimento, que não sabia das intenções do advogado e que apenas lhe deu uma carona. Se condenados, eles podem ficar presos por até 30 anos.

Terra | Marina Novaes

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.