Medo obriga cantinas do Bixiga a fecharem cedo - SP


Jornal Diário SP - 08/06/12: O medo da onda de assaltos e arrastões em bares e restaurantes em diversas regiões da capital obrigou os comerciantes da Bela Vista, no Centro, a adotarem uma série de medidas de seguranças por conta própria. Além de contratar seguranças particulares, as cantinas do Bixiga têm fechado as portas mais cedo para proteger não apenas os clientes, como também a saída dos funcionários do trabalho.

Há seis meses, a Cantina Roperto, na Rua 13 de Maio, passou a encerrar suas atividades aos domingos às 23h. “É o dia mais perigoso”, diz o gerente Afonso Luiz Roperto. Nos demais dias, o restaurante funciona até meia-noite. No sábado, a direção da casa tenta esticar até 1h para atender a clientela.

“Se tivesse segurança, a gente ficava funcionando a noite inteira, pois existe demanda”, diz Roperto, que teme que a onda de arrastões possa afastar a freguesia. “Se continuar assim, meu movimento vai cair.”

O empresário Walter Taverna, dono de quatro cantinas no Bixiga, teve um estabelecimento arrombado há 40 dias. “Roubaram vinhos, uísque, micro-ondas e televisão. Troquei todos os cadeados e, dez dias depois, arrombaram de novo”, lamenta o dono das cantinas Conchetta, cujo funcionamento não passam da meia-noite. “Não dá para ir mais tarde que isso, porque fica perigoso e os funcionários ficam preocupados em vir trabalhar.”

Um grupo de empresários do Bixiga contratou vigilantes particulares para acompanhá-los na abertura e no fechamento de suas atividades. Os seguranças também circulam à paisana – e eventualmente armados – durante o horário de maior movimento de clientes nas cantinas da Rua 13 de Maio.

“Não é uma segurança oficial, mas foi preciso tomar essa medida. Toda semana soubemos de alguém no Bixiga que foi assaltado”, diz Vittorio Lorenti, sócio da padaria Basilicata, que junto com outros seis estabelecimentos contratou a segurança. O valor pago pela vigilância não foi divulgado.

Na sexta (08), o DIÁRIO mostrou que 39% dos 12,5 mil restaurantes, 15 mil bares e 190 casas contratam seguranças não regularizados para tomar conta do local, segundo o Seevissp (Sindicato de Vigilantes de São Paulo).

Jussara Soares

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.