Jornal Band - 16/05/12: A proibição da prática da escalada em um paredão localizado na área verde da Fundação Iberê Camargo está causando transtorno para um grupo de esportistas da zona sul da capital. Eles praticavam o esporte na região há 14 anos e foram barrados por seguranças do museu há duas semanas, quando usavam a trilha que passa por trás do local e direciona até duas pedras, de oito e 12 metros de altura, próximas à rua Padre Cacique.
Desde então, o grupo tenta retomar a atividade, sem sucesso. A fundação alega que há risco de desmoronamento e informou que não irá permitir o acesso.
![]() |
| Gabriela Di Bella/ Metro |
Desde julho, os esportistas passaram a ter acesso à área pela estrada localizada no entorno do museu. “Foram colocadas faixas para que o caminho não fosse mais utilizado”, disse. Segundo o fisioterapeuta, a escalada não prejudica o meio ambiente.
“A área era utilizada principalmente para o pessoal iniciante e para treino. Nunca houve incidentes. Queremos saber o que deve ser feito para continuarmos utilizando a região, já que a cidade carece de locais para isso”, afirma Todeschini.
O diretor administrativo da Fundação Iberê Camargo, Rudi Araujo Kother, disse que a área é privada e, por questão de segurança, não é possível ser liberada para esse tipo de atividade.
“Já houve desabamento por causa das chuvas. A fundação fez um projeto de contenção e recuperação do local, que deve ser aprovado pela Smam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente)”, explica Kother. A Smam esclareceu que a praça José Martí foi adotada pela fundação, sendo responsabilidade do museu a preservação da área.
Lixo se acumula na área do entorno do museu
Dentro da área verde do museu Iberê Camargo, o Metro encontrou um acúmulo de lixo próximo a um condomínio, localizado entre as ruas Jacuí e Capivari.
O local está armazenando um depósito de resíduos, aparentemente vindos das lixeiras dos próprios prédios do entorno, que estão poluindo a área da reserva.
A fundação, responsável pela preservação e limpeza do local, disse que não tinha conhecimento do acúmulo do lixo até então e que vai providenciar medidas necessárias à limpeza do local.
Do Metro Porto Alegre veja também:
















0 Comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!
Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.