Assaltos a caixas ‘protegidos’ por PMs - MT



Jornal Diário de Cuiabá-07/04/11: Uma operação da Polícia Federal descobriu que as organizações criminosas de assaltos a bancos e caixas-eletrônicos e de roubo de cargas em Cuiabá e Várzea Grande agiam com a cobertura de policiais militares. Ontem pela manhã, agentes federais prenderam 14 pessoas, dentre elas três irmãos que seriam os líderes do bando, além dos soldados do 4º Batalhão da PM Elson Luiz da Silva Moraes, 30 anos, e Everton Nobres da Silva, 29. Pouco mais de 3,5 quilos de drogas, R$ 18 mil - entre dinheiro e cheque -, U$ 15 mil, armas, carros, motos, entre outros produtos foram apreendidos.

Os irmãos e supostos líderes do bando são Genildo, Genivaldo e Gilmar de Souza Machado, moradores de Várzea Grande. Eles são irmãos de José Maria Machado, condenado a 37 anos de prisão por assassinatos em Mato Grosso e por tráfico de drogas.

Entre os veículos apreendidos pela PF, supostamente comprados com o dinheiro do crime, estão um Honda Civic, um Ford Fox, uma caminhonete Nissan Frontier, além de duas motos, sendo uma Honda Fireblade e uma Honda Bis.

Delegado da PF
As investigações da Operação Balista (uma referência a um modelo de arma de guerra do período medieval com sistema giratório que atira dardos para diversos lados) começaram em outubro do ano passado. Ao investigar tráfico de drogas, a PF acabou chegando aos irmãos que atuavam em diversos campos da criminalidade. Conforme apurou a Delegacia de Combate aos Crimes Contra o Patrimônio da PF, os três lideravam o grupo, mas mantinham contato e trocavam informações com outros ladrões de banco que estão presos em Cuiabá.

Sete desses ladrões, presos no ano passado, já foram identificados e ouvidos dentro dos presídios. Na lista de atuação do bando desmantelado ontem estão 14 roubos, incluindo aos caixas-eletrônicos do Posto Gaivota, Supermercado Comper, ambos em Várzea Grande, dos caixas do Edifício Milão, em Cuiabá, todos ocorridos entre fevereiro e março deste ano. Nos casos dos assaltos ao Comper e do Edifício Milão, os bandidos renderam os vigias.

O sequestro e roubo do caminhão na Rodovia dos Imigrantes, em 18 de maio deste ano, assim com o arrombamento da empresa DenteClin, no último dia 3 de fevereiro, também em Várzea Grande, fazem parte do rol de crimes descobertos pele Polícia Federal (ver quadro).

A Operação Balista descobriu também que os irmãos estão envolvidos no roubo de uma carga de medicamentos controlados, apreendida em fevereiro e avaliada em quase R$ 500 mil. Parte de outra carga de medicamentos foi flagrada ontem pela manhã na cidade de Tangará.

Durante a entrevista coletiva o superintendente da PF, Valmir Lemos de Oliveira, e o delegado que comandou a operação, Fernando Salomão, disseram que as investigações apontaram os PMs como responsáveis por dar segurança aos assaltos.

O bando marcava os assaltos nos dias que os policiais estavam de plantão e ainda recebia informações sobre a atuação da polícia em outros setores.

De acordo com o delegado Salomão, mais recentemente os irmãos começaram a agir separadamente. Um deles passou a liderar seu próprio grupo. O grupo, apesar foca os caixas eletrônicos, atuava em diversas modalidades de crimes.

O superintendente explicou que mesmo os assaltos não sendo o foco das investigações da PF, não poderia simplesmente dar as costas e não apurar os crimes descobertos.

Os 14 presos tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Várzea Grande. O 15º envolvido, também com prisão decretada, está foragido. O processo corre em sigilo.

O corregedor da PM, coronel Joelson Sampaio, informou ontem que a PM se posicionará sobre as prisões somente depois de receber o relatório da Polícia Federal sobre o envolvimento dos dois soldados.

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.