Explosão de terminais aumenta 1.225% em 2012 - PR


PR
BemParaná-19/03/13: O Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região (Sindivigilantes) divulgou ontem o balanço de ocorrências de ataques contra caixas eletrônicos no Estado. O dado mais alarmante foi o de explisões de terminais, que subiu 1.225% comparadas as ocorrências de 2011 com 2012. Em 2011 foram apenas oito casos, já no ano passado foram 106.

No total, o Sindivigilantes contou 214 ataques contra terminais e agências em 2012, contra 98 em 2011 — 118% a mais. “Esse tipo de ocorrência tem feito com que muitos comércios desistam de ter os caixas eletrônicos por medo dos ataques. É a população quem sofre”, comenta o presidente do sindicato e da Federação dos Vigilantes, João Soares.

Desde os primeiros ataques a terminais eletrônicos com uso de explosivos, ainda em 2011, o sindicato pede mais proteção a esse tipo de equipamento, com a adoção de medidas semelhantes às existentes em agências bancárias. “Ao longo do ano passado levamos essa denúncia aos órgãos de segurança, à Federação dos bancos, Assembleia Legislativa, e nada aconteceu. Parece que existe uma inércia de ações”, disse Soares.

Hoje, o Sindivigilantes tem mais uma tentativa de melhorar a segurança dos terminais. Uma audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara de Curitiba, pretende levar o problema ao conehcimento dos vereadores. “Queremos propor projeto de uma lei municipal que obrigue os bancos a oferecerem um sistema que proteja melhor os terminais instalados no comércio”, adianta Soares.

“A situação não pode ficar do jeito que está. Neste ano já temos contados 34 casos de explosão de caixas eletrônicos”, completa o presidente do Sindivigilantes. A aduiência na Câmara estava marcada para as 11 horas, a convite a vereadora Carla Pimentel (PSC).

Números — O Sindivigilantes divulgou os números compilados de matérias da imprensa. Fora o crescimento de 1.225% dos casos de explosões ente 2011 e 2012 — oito contra 106 —, os arrombamentos de terminais subiu 21%. Foram 61 em 2011 e 74 no ano seguinte. Os assaltos a agências bancárias foram 29 em 2011 e 39 em 2012, alta de 17%.

Os dados de assalto a carro-forte, saidinha de banco e as mortes não foram somadas no total geral. Em 2001 um carro-forte foi atacado. Em 2012 foram três. Em 2011 não eram registrados casos de saidinha de bancos, mas no ano passado o Sindivigilantes contou 18 casos. Quatro pessoas morreram em ataques no ano passado, o mesmo de 2011.

Os casos de morte no ano passado ocorreram em Cambé, no Norte do Estado, em Campo Mourão, no Centro-Oeste, e duas em Curitiba. As duas ocorrências na Capital aconteceram em agosto. Dois homens que faziam a escolta de um malote morreram na rua durante um confronto com assaltantes.

O Sindivigilantes denunciou na época que os dois homens faziam a escolta irregular, já que o dinheiro era transportado sem o uso de empresa de transporte de valores contratada.

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.