Número de seguranças ilegais em Teresina preocupa, diz sindicato - PI


PI
G1-27/02/13: No Brasil, cerca de 600 mil vigilantes trabalham em 4.500 empresas clandestinas. Outras 1.600 empresas devidamente formalizadas empregam 500 mil vigilantes. Os números são da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores - Fenavist. Em Teresina, a estimativa do Sindicato dos Seguranças Particulares é que para cada trabalhador especializado trabalhando no mercado há um clandestino.

Segundo o presidente da Associação dos Merceeiros do Piauí, Milton Carvalho, mesmo sendo uma prática ilegal, muitos comerciantes preferem contatar vigilantes que não são credenciados para diminuir os custos. “A segurança especializada tem um custo bem mais elevado para os comerciantes, então como tem policiais se propondo a realizar o trabalho optamos por eles”, disse.


De acordo com André Lima, presidente do Sindicato dos Vigilantes no estado, o número é preocupante e quem contrata os serviços coloca a vida da população em risco. “É uma tristeza ver a estatística. Nós nem sabemos de que forma essas pessoas adquirem arma e prestam serviços”, afirma Lima.

Apesar da profissão ser legalizada, muitas empresas se mantém sem regulamentação e, de acordo com o sindicato, a punição prevista para quem infringir a lei 7.102/83 é ainda branda.

Ainda segundo André Lima, primeiramente, é feita uma notificação para que a empresa clandestina abandone a atividade ilegal. Em caso de não cumprimento, o dono é preso. "Teria que haver uma alteração que poderia dar maior respaldo à Polícia Federal, para que ela possa punir quem presta o serviço de segurança clandestino", defende o presidente.

Para os contratantes de serviços de vigilância, o presidente do sindicato orienta que "quem for contratar uma empresa de segurança deve exigir a autorização de funcionamento junto à Polícia Federal", aconselha.

De acordo com a lei 7.102, para ser um vigilante é necessário "ter mais de 21 anos, ter sido aprovado em curso de formação de vigilante, ter sido aprovado em exame de saúde física, mental e psicotécnico, não ter antecedentes criminais registrados e estar quite com as obrigações eleitorais e militares", finaliza André Lima.

Do G1 PI

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.