G1-07/02/13: O Ministério Público encaminhou para a Câmara de Vereadores de Divinópolis, no Centro-Oeste, nesta quarta-feira (6) uma recomendação para que todas as contratações irregulares para cargos em comissão sejam desfeitas. São como chefe de setor de transporte, supervisão geral de limpeza, portaria, vigias noturnos. O presidente da Câmara Municipal, Rodyson Kristinamurt Oliveira, afirmou que as adequações serão providenciadas antes do prazo de 30 dias estipulado pelo Ministério.
O promotor de justiça Ubiratan Domingues ressaltou que os profissionais só poderiam ser indicados sem concurso público, caso fossem atuar em funções de direção, chefia ou assessoramento. "O serviço público no Brasil deve ser acessado através de concurso público, que é a forma mais democrática e permite melhor avaliação da qualificação do servidor. Entretanto, em hipóteses excepcionais, é possível a livre nomeação, para cargos em comissão, desde que para o exercício de funções de direção, chefia e assessoramento", disse Ubiratan.
A câmara tem 30 dias para acatar a decisão, antes que o Ministério Público entre com uma medida judicial que pode responsabilizar os vereadores por improbidade administrativa. “Caso a Câmara não acate a recomendação no prazo, o Ministério Público tomará as medidas judiciais cabíveis para impedir contratações ilegais, inclusive, com responsabilidade por improbidade administrativa de todos os vereadores que se opuserem ou se omitirem", reforçou o promotor.
Resposta antes do prazo
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, as adequações estão sendo feitas. “Várias medidas estão sendo tomadas nessa legislatura. Com isso haverá adequação dos cargos comissionados na Câmara. A resposta à promotoria será dada antes do prazo estipulado”, concluiu.
Ana Lúcia Silva Do G1 Triângulo Mineiro veja também:
0 Comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!
Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.