No Recife, vigilantes protestam por mais segurança nos bancos - PE



Jornal NE10 - 09/05/12: O Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco realiza protesto, na manhã desta quarta-feira (9), reivindicando mais segurança nos bancos, pouco mais de uma semana depois que um segurança morreu durante assalto ao banco Itaú que fica no Hospital Português, na Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife. A manifestação, com faixas, cartazes e camisas brancas, acontece na frente do hospital.

A repórter da Rádio Jornal Karoline Fernandes esteve no local nesta manhã. Confira o áudio:
No dia 30 de abril, quatro homens armados chegaram ao local por volta das 11h20. Durante o assalto, houve troca de tiros entre os assaltantes e os seguranças da agência e quatro pessoas foram atingidas pelas balas perdidas. O vigilante da agência, Maurício Lopes da Silva, 35, foi levado para o centro cirúrgico do hospital, onde acabou falecendo.

As outras vítimas foram a recepcionista Evandra de Assis Cabral e Silva, o maqueiro José Ailton Barbosa de Góes e um dos assaltantes, que não teve o nome divulgado. Aquela era a segunda vez que a agência era assaltada em menos de um ano.

Poucas horas antes da investida ao Itaú, o irmão do vigilante morto, Adriano Lopes da Silva, 32, que trabalha como segurança há um mês, também foi alvo de bandidos durante o serviço. Maurício Lopes da Silva foi enterrado no dia 1º, no Cemitério de Santo Amaro.

Assista:

Insegurança
A polêmica em torno da segurança das instituições bancárias em Pernambuco teve início em fevereiro, após uma onda de assaltos. Oficialmente, a Secretaria de Defesa Social registrou 12 casos no Estado desde janeiro. Pelas contas do Sindicato dos Bancários são 16 casos.

A Promotoria do Consumidor do Ministério Público de Pernambuco propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para regularização dos equipamentos de prevenção à violência. A Federação tem até a próxima segunda-feira (14) para assiná-lo.

São exigidos equipamentos como janelas de vidro blindadas, câmeras externas, divisórias entre os caixas eletrônicos, vigilância externa e interna, proibição do uso de celulares, cabines blindadas para os vigilantes ou vaga especial para carro forte. Os bancos têm entre 30 a 60 dias para que sejam instalados. Cada item não cumprido, implicará em uma multa diária de R$ 2 mil. O pagamento das multas não exime as instituições bancárias de providenciar a instalação dos equipamentos.

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.