Jornal G1 - 06/05/12: A morte de um vigia no Bosque dos Alemães, no Jardim Guanabara, em Campinas, na quinta-feira (3), expôs a falta de segurança em áreas públicas da cidade.
O Bosque dos Jequitibás, uma das principais áreas verdes de Campinas, no Jardim Proença, fica aberto durante todo o dia. A entrada de pessoas não é controlada e, para muitos frequentadores, o número de vigias é insuficiente.
No estacionamento não há segurança e visitantes contam que, constantemente, os veículos são alvo de vandalismo.
Nas redondezas do Bosque dos Alemães, fechado desde o dia em que o vigia foi assassinado a facadas, acontecem vários roubos, segundo moradores do bairro.
Segundo testemunhas, o vigia João Rodrigues de Sales, de 64 anos, foi atacado por dois homens dentro do bosque. Ele foi esfaqueado, mas nada foi roubado, segundo a polícia. Uma faixa indica que o local está interditado, mas deve reabrir nesta segunda-feira (7).
No Bosque dos Guarantãs, o portão de entrada está sempre aberto e o alambrado e o arame farpado não impedem a entrada de ninguém. A segurança passa longe do parque localizado no Jardim Nova Europa, segundo os frequentadores.
A prefeitura informou que discutir a situação nos bosques de Campinas com representantes da Secretaria de Segurança Pública e que ainda não há medidas efetivas para essas áreas verdes. Segundo a prefeitura, a morte do vigia no Bosque dos Alemães foi um fato isolado.
Assista:
Do G1 Campinas e Região veja também: