Vigilante é executado a tiros no Apolo - RJ



Jornal O São Gonçalo-23/01/11: O vigilante e segurança de rua, Henrique da Silva Bastos, de 46 anos, foi executado a tiros na manhã de sábado (22), no cruzamento da Avenida Afonso Salles com Rua Antonieta Rodrigues Viana, no Apollo II, em Itaboraí. De acordo com comerciantes da localidade, Henrique trabalhava, há cerca de um ano, fazendo a segurança de um mercado no bairro e ajudava na vigilância de outros comércios ao redor do estabelecimento. Policiais da 71ª DP (Itaboraí) acreditam que a vítima tenha sido morta por vingança.

Como fazia todos os dias, o vigilante chegou ao local às 6h, fez uma ronda pela avenida e, meia hora depois, o mercado abriu. Por volta das 6h50, quando estava sentado em frente a esse ponto comercial, lendo um jornal, um Astra de cor prata, com pelo menos quatro homens, chegou. Um dos ocupantes do veículo chamou Henrique pelo nome. Em seguida, os ocupantes dispararam vários tiros de pistola contra a vítima, que não teve chance de fugir. Os criminosos deixaram o local rapidamente no veículo.

O pai de Henrique, Luiz Carlos Bastos, 72 anos, disse que o filho não tinha inimigos e era muito trabalhador. “Uma das hipóteses prováveis é a de que meu filho tenha impedido algum assalto e os bandidos tenham voltado para se vingar. Ele era segurança do mercado e de um posto de gasolina na BR-101. Quando recebi a notícia da morte dele, achei que o crime tivesse ocorrido no posto, que é bem mais vulnerável a assaltos. Foi uma covardia o que fizeram com meu filho”, ressaltou o idoso.

O gerente do supermercado, que preferiu não se identificar, informou que Henrique não tinha nenhum vínculo de emprego com o mercado. E declarou que o trabalho feito pela vítima era particular, como prestador de serviços para os comerciantes de toda a região. Durante toda manhã, o movimento de curiosos foi grande no local do crime. A vítima deixou mulher e três filhos. O caso foi registrado na 71ª DP (Itaboraí).

Vítima foi testemunha
Os policiais da delegacia de Itaboraí farão investigações para saber se a execução do vigilante teria relação com outro crime ocorrido no bairro do Apolo II. Em um inquérito em tramitação naquela DP, Henrique consta como testemunha na investigação que culminou com a prisão de alguns responsáveis pela morte do cabo PM Marco Antônio dos Santos Ferreira, do 12º BPM (Niterói).

O cabo foi assassinado quando bebia com amigos num bar localizado na Rua 4. Conhecido no local, ele foi surpreendido pelos assassinos - três homens que chegaram num Ford Fiesta roubado. Além da carteira com os documentos e dinheiro do PM, os criminosos também levaram a arma da vítima.

Após o assassinato, os bandidos abandonaram o Fiesta roubado a dois quarteirões do crime e fugiram pela RJ-104, que liga Niterói ao bairro de Manilha, passando por São Gonçalo.

Estatísticas - Reverter o índice de homicídios em Itaboraí tem sido um dos principais desafios da polícia. A cidade tem características comuns a de cidades da Baixada Fluminense - grande extensão territorial, ruas mal iluminadas e saneamento básico inexistente.

Ao longo dos anos, as estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) comprovam que cidade vem tendo, em média, pelo menos um homicídio a cada 24 horas. Muitas vítimas abandonadas em áreas desertas do município são de cidades vizinhas. Nos meios policiais, essa prática é conhecida como “desova”. Há apenas a 71ª DP para atender à população e investigar os crimes no município.

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.