Jornal Diário de Cuiabá-13/01/11: Informações sobre os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Cuiabá foram roubadas anteontem do Palácio Paschoal Moreira Cabral. Dois homens e uma mulher entraram no prédio por volta do meio-dia e arrombaram a porta da sala dos Recursos Humanos, levando duas memórias de computador e um monitor LCD. Por conta dos objetos que foram levados, a suspeita é de que o crime tenha motivação política.
Nos últimos dois anos, a Câmara de Vereadores acumula um histórico de roubos e furtos suspeitos, em razão da frequência e do momento em que ocorreram.
Em junho de 2009 um bando rendeu os vigias da madrugada e arrombaram o caixa- eletrônico que fica dentro do prédio e também os gabinetes de alguns vereadores.
Seis dias antes desse episódio, ladrões fortemente armados invadiram a residência então presidente, vereador Deucimar Silva (PP), e roubaram a sua pasta contendo documentos pessoais e um notebook com uma série de arquivos. Neste período, corria uma investigação contra o então vereador Lutero Ponce (PMDB), acusado de desvio de verbas do Legislativo municipal.
Ainda em 2009, quando ex-vereador Ralf Leite (PRTB) era investigado por quebra de decoro parlamentar, o notebook de seu colega Domingos Sávio (PMDB), membro da comissão processante, foi furtado.
O roubo desta semana, diferente dos demais, foi flagrado por câmeras de segurança do circuito interno. Nenhum funcionário da Casa presenciou a ação dos bandidos. O presidente em exercício do Legislativo, vereador Antônio Fernandes (PSDB), afirmou com base nas imagens de segurança que os três bandidos entraram no prédio em plena luz do dia, às 12h39.
O roubo acontece no momento em que o atual presidente, Júlio Pinheiro (PTB), anuncia a realização de uma auditoria nas contas do seu antecessor, Deucimar Silva.
Pelas imagens captadas, conforme Fernandes, é possível observar que os três bandidos procuraram a sala do RH para arrombá-la. Dentro do gabinete, os três bandidos escolheram os dois computadores principais da seção, que continham informações de todo o quadro de funcionários, abriram as duas CPUs das máquinas e pegaram apenas o HD, que é a memória do computador. Para carregar os dois HDs e mais um monitor LCD, eles usaram uma caixa de arquivo de papelão. Os três ficaram dentro da sala cerca de 20 minutos.
Apesar do roubo, a Câmara não terá grandes prejuízos porque na semana passada foi realizado um back-up dessas informações. “Se queriam roubar alguma coisa para esconder informações, não vão conseguir”, disse Antônio Fernandes. Segundo o presidente em exercício, havia dados como valor do salário, hora extra, número de documentos pessoais e endereços de todos os vereadores e servidores.
A presidência da Câmara foi renovada recentemente. O vereador Júlio Pinheiro (PTB), que está viajando, assumiu a presidência no dia 1º passado no lugar de Deucimar Silva (PP).
Na mesma tarde do crime, na quarta-feira, Antônio Fernandes fez um boletim de ocorrência no Cisc Verdão e a polícia técnica esteve na Câmara. Além disso, foi aberta uma sindicância interna na Casa para apurar se houve envolvimento de servidores no caso.
O vereador Toninho de Souza (PDT) disse que é impossível não considerar a possibilidade de crime comum por causa da precisão do foi levado. “É lamentável que mais uma vez a Câmara seja notícia por conta de problemas internos. Porque isso não foi um crime comum, ladrões levam coisas de valor e vândalos estragam o patrimônio, mas não foi isso que aconteceu”, afirmou Toninho. veja também:














0 Comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!
Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.