Jornal Diário do Nordeste-27/12/10: Movidos pelo sentimento de solidariedade, centenas de voluntários proporcionaram uma noite de Natal feliz, na última sexta-feira, aos moradores de ruas do Centro de Fortaleza. Os sem tetos do Centro não degustaram da fartura das típicas ceias natalinas, mas puderam festejar a véspera de Natal com um pouco mais de alegria com os presentes ganhos dos voluntários.
Ecologia
A iniciativa é da "Caravana de Natal", um movimento coordenado pelo Centro Espírita João Evangelista. Criada em 1979, por Ednardo Ximenes e Manoel Sampaio, a "Caravana de Natal" realiza esse ato de fraternidade há 31 anos, sempre na noite do dia 24 de dezembro. Neste ano, o tema - "Cuidar da Terra - Um Presente para o Cristo" - teve uma conotação ecológica.
Moradores de ruas e trabalhadores da noite das principais ruas localizadas no perímetro central, como vigias, manobristas e catadores de lixo, foram contemplados com cestas básicas, roupas, calçados e brinquedos. O movimento não se restringiu apenas a doar objetos e lanches, mas também procurou levar abraços, sorrisos e mensagens de amor a um segmento da população excluído de há muito pelas políticas públicas.
Celebração
A concentração dos voluntários acontece, a partir das 19 horas, sempre na Praça Murilo Borges. Enquanto espera a chegada dos donativos, provenientes de diferentes locais da cidade, a Caravana promove uma verdadeira celebração natalina num palco improvisado. Ali, tocam músicas com mensagens cristãs que transmitem o verdadeiro espírito natalino, emocionando tanto os voluntários quanto aos moradores de ruas. Um pouco depois das 20 horas, foram formados grupos que percorreram as ruas adjacentes para distribuir os donativos.
Inicialmente, a "Caravana de Natal" contava com poucos adeptos, mas, hoje, congrega cerca de 600 pessoas. Segundo o organizador da caravana, João Figueiredo, o objetivo não é somente doar coisas materiais, mas, acima de tudo, "gerar um movimento de vibração pelo Centro da cidade, homenageando Cristo com atitudes que simbolizem o princípio de amor ao próximo".
Embora a "Caravana de Natal" seja a iniciativa de maior projeção, o Centro Espírita João Evangelista pratica solidariedade durante o ano todo. Nas noites de quinta-feira, os voluntários distribuem 400 litros de sopa, além de leite e biscoito, para cerca de 400 moradores de rua do Centro.
Moradia
Entre os beneficiados com os donativos estava Carlos Bezerra, 50 anos, que faz da Praça da Bandeira sua morada. Ele, que mora na rua há mais de três anos, desde quando se separou da mulher, trabalha como manobrista de um estacionamento próximo à Praça Murilo Borges. Sobre a iniciativa da "Caravana do Natal", Carlos destacou que é uma atitude louvável e que deveria ser adotada por outras pessoas, porque "eles fazem o bem sem saber a quem". veja também:














0 Comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!
Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.