Jornal MogiNews-09/10: Por pouco não ocorreu uma tragédia ontem por volta das 11h30 na passagem de nível da Vila Industrial, em Mogi.
Um provável descuido dos vigilantes responsá-veis pelo controle da cancela, localizada entre as estações Estudantes e Brás Cubas da Linha 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por pouco não resultou no choque entre uma composição que seguia no sentido centro, um Palio e uma moto com dois passageiros. Em um acidente naquelas condições, dificilmente alguém sobreviveria à violência da batida.
O Mogi News flagrou o drama de motoristas, guardas municipais que cuidavam da passagem de veículos sobre os trilhos e do maquinista. Por alguns segundos, todos ficaram imóveis e assustados, aparentemente sem entender o que havia acontecido.
O trânsito permanecia parado, à espera da passagem simultânea de dois trens, um de passageiros, da CPTM, e um de carga, da MRS. As composições seguiam lentamente no sentido Brás Cubas e, assim que passaram pelo trecho da cancela, localizada na avenida Cavalheiro Nami Jafet, onde alguns motoristas e motociclistas, impacientes e apressados, aguardavam a liberação do tráfego, o aparelho foi içado e o trânsito liberado.
O motorista do Palio e o condutor da moto avançaram, sem perceber que outro trem de passageiros vinha no sentido oposto. A colisão foi evitada porque um segundo motociclista, que trafegava pela avenida Governador Ademar de Barros, passou antes e a tempo de gritar e gesticular para os outros condutores, que perceberam e conseguiram frear. O pior não aconteceu por uma fração de segundos.
O maquinista foi obrigado a frear a composição, assustado com a presença de pessoas e veículos na linha férrea, e retomou a viagem em seguida ao perceber que não havia vítimas. Passado o susto, os condutores do carro e da moto deixaram rapidamente o local.
Respostas
O controle das cancelas nas linhas da CPTM é realizado com base em uma parceria entre a Prefeitura de Mogi e a empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Segurança informou que a atividade é desempenhada por guardas municipais, "que recebem constantemente treinamento e orientações para que a tarefa seja desempenhada da melhor maneira possível". E prossegue: "Em virtude do ocorrido, a Guarda Municipal vai intensificar este treinamento, com o objetivo de garantir a segurança e prevenir a ocorrência de acidentes".
A CPTM, por sua vez, afirmou que já está apurando o caso, mas que ainda precisa de mais alguns dias para avaliar o que aconteceu e quem são os envolvidos na suposta falha. (colaborou Ariane Noronha) veja também:
0 Comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!
Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.