Falhas em condomínios favorecem ocorrência de assaltos, diz sindicato - PI


PI
PortalODia-18/08/2013: Os casos de assaltos a condomínios fechados estão se tornando cada vez mais comuns em Teresina, ainda que sejam abafados pelos proprietários. Para o Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios e Edifícios do Piauí (Sintreconde), as próprias construtoras fragilizam o sistema de segurança desses estabelecimentos.

“Os engenheiros planejam o melhor local para construir as casas ou apartamentos dos moradores, do lado da sombra e tudo mais. Só que quando é para fazer a guarita do porteiro, eles colocam mesmo de frente para o sol, sem visibilidade de segurança, em contato direto com os transeuntes”, afirma Vanderlei Bento, presidente do Sintreconde.

O representante sindical reclama também, que em geral, as guaritas são pequenas, sem banheiro interno e com pouca ventilação. “Na maioria dos condomínios, o banheiro dos funcionários fica na parte de trás. E para ir até lá é preciso que o porteiro deixe a guarita e se desloque até 200 metros, enquanto isso, a portaria ica sozinha e o bandido que estiver de olho se aproveita da situação”, fala.

Segundo Vanderlei Bento, outro grande problema enfrentado pela categoria é o calor dentro das guaritas. “Nosso espaço de trabalho já ica de frente para o sol, é pequeno, e quando muito há apenas um ventilador, sem falar que no horário da tarde é impossível ficar lá dentro”, descreve.

O presidente do Sintreconde revela que o órgão já fez uma pesquisa e em alguns condomínios foi constatado que, na guarita do porteiro, a temperatura chegar a atingir R$ 48°C. “Quando chega a esses patamares, o sindicato interfere junto ao estabelecimento e pede sejam tomadas providências, porque isso não é luxo, é necessidade”, destaca.

Além dos problemas estruturais, o representante sindical comenta certos costumes dos moradores que também interferem na segurança dos edifícios. “Os condôminos sempre pedem algum tipo de ajuda ao porteiro, seja para levar as compras até seu apartamento ou ajeitar alguma coisa lá em cima, sem falar que eles também são responsáveis por aguar o jardim, por exemplo, e tudo isso tira o porteiro de seu posto e fragiliza a segurança do prédio”, pontua.

Outra prática que o Sintreconde critica é a liberação, por parte dos moradores, de deixar subir o entregador de pizza ou da farmácia, por exemplo. “Você nunca sabe quem é a pessoa e a partir do momento que você autoriza sua entrada ele passa a ver como é todo o condomínio por dentro e pode repassar essas informações para os bandidos”, fala.

Por mim, Vanderlei Bento pede mais colaboração entre moradores e funcionários. “Todos tem que ajudar a manter a segurança do condomínio em que vive”, solicita

Repórter: Virgiane Passos - Jornal O DIA

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.