OPovo-16/02/13: São menos de 50 metros de distância entre um dos cartões-postais de Fortaleza - a estátua Iracema Guardiã - e o esgoto por onde vazou água poluída para o mar, no fim da manhã de ontem, formando uma grande mancha negra na água. Talvez porque tentasse se esquivar da maior chuva do ano até agora, em movimento semelhante à maioria dos fortalezenses, a “proteção” da Iracema Guardiã não foi forte o suficiente para evitar a poluição da rede de drenagem.
A mancha no mar, segundo a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), é decorrente do acúmulo de lixo no interior da galeria de águas pluviais. A chuva de 19,6 milímetros de ontem carregou para dentro do mar toda a sujeira acumulada na rede.
![]() |
Com a chuva, a sujeira acumulada no interior das galerias pluviais acabou levada para o mar da Praia de Iracema. Foto: Nely de Carvalho/Especial para O Povo |
A poluição do mar por lixo e água suja dos esgotos naquela região é recorrente em período de chuva, segundo trabalhadores da área. O vendedor de picolés Francisco Ferreira Melo, há dez anos na Praia de Iracema, diz que “o esgoto sempre leva água”, mas quando há chuva o prejuízo é ainda maior. “Quando dá uma chuva forte, chega borbulha. Fede mesmo”, descreve Francisco.
Há 16 anos porteiro de um edifício na avenida Beira Mar, Gerardo Magela Carneiro diz que vazamento “é normal” em época de chuva. Ontem, ele disse ter sido forte o “mau cheiro”: “Desde de manhã, senti o cheiro de fossa. A água ficou oleosa, era como se tivesse vazado alguma coisa. Não deu para ver muito bem a mancha até porque o mar é sujo mesmo”, diz.
“Temos problemas de limpeza de boca de lobo e entupimento de algumas galerias principalmente por causa de lixo. É um agravante no período de chuva”, avalia Adeildo Cabral, coordenador do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Segundo ele, a poluição da rede de drenagem inclui itens do lixo urbano.
Temporada de chuvas
Entre 7h30min e 14h30min de ontem, 17 semáforos de Fortaleza ficaram em amarelo piscante ou apagados. Agentes de trânsito foram deslocados para operação manual dos equipamentos e equipes de manutenção realizaram os reparos. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) registrou alguns pontos de alagamento, mas nenhum ocasionou o bloqueio total das ruas.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou ontem chuvas em 120 municípios do Estado. Em Fortaleza foram 19,6 mm. A chuva deve continuar até a próxima sexta-feira, 22, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Segundo o órgão, a probabilidade de chuva na Capital, no período, é de 80%, com temperaturas variando entre 25°C e 31°C.
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
A chuva de ontem foi a primeira de uma temporada que, segundo previsões da Funceme, encerra no dia 22. Até lá, a Prefeitura terá de agir em pontos estratégicos a fim de evitar transtornos maiores e outros casos de vazamento.
Fala, internauta
Seca e previsão de pouca chuva nesse ano de 2013. Quando o Governo começará campanha para estimular a população a economizar água?
Emanuely Pinheiro
É incrível como esses motoristas não reduzem a velocidade nos dias de chuva.
Raí
Que bom. Tomara esteja chovendo no Interior, lá onde o povo, a terra , os bichos sofrem. Deus abençoe essa chuva.
Cláudia Uchôa
Serviço
Denuncie poluição por esgoto em Fortaleza:
Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma): 3452 6923
Informe ocorrências de trânsito: Ciops: 190
Juliana Diógenes veja também:
0 Comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!
Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.