Ataques a bancos tiveram um aumento de 115% - MG


MG
Jornal de Uberaba-27/01/13: A Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) realizou pesquisa que comprova um aumento de 115% nos ataques a bancos, sendo que, em 2011, foram 34 e, em 2012, 73 ocorrências de explosões de caixas eletrônicos, somente no primeiro trimestre, em Minas Gerais. Estima-se que, dos 73 casos de estouro de caixas eletrônicos, pelo menos 20% ocorreram dentro de supermercados.

Foto: Jornal de Uberaba / Reprodução
Foto: Jornal de Uberaba / Reprodução
Os ataques a bancos tiveram 1.261 ocorrências em todo o país, sendo assaltos, sequestro de bancários e vigilantes, consumados ou não, arrombamentos e explosões. A informação é do presidente do Sindicato dos Vigilantes de Uberaba, Região e Vale do Rio Grande, Ricardo Teixeira, que destaca que, no mesmo período do ano passado, foram registrados 838 casos, sendo 301 assaltos e 537 arrombamentos. “Os dados são da 3ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela CNTV e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com apoio técnico do Dieese, a partir de notícias da imprensa, estatísticas de Secretarias de Segurança Pública (SSP) e os levantamentos de sindicatos e federações de vigilantes e bancários”, salientou.

Teixeira informa que os números também superam os dados do segundo semestre de 2011, quando foram verificados 753 ataques, dos quais 331 assaltos e 422 arrombamentos. “São Paulo é o Estado que lidera o ranking, com 289 ataques. Em segundo lugar, aparece Minas Gerais, com 165; em terceiro, Santa Catarina, com 126; em quarto, Paraná, com 109; e em quinto, Bahia, com 91”, contou.

Ricardo explica que o levantamento foi coordenado pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, da Federação dos Vigilantes do Paraná e da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR). “O número de casos pode ter sido ainda maior devido à dificuldade de levantar informações em alguns Estados e pelo fato de que nem todas as ocorrências são divulgadas pela imprensa”, pontuou.

O presidente do Sindicato pondera que essa pesquisa é de suma importância, pois trata de mais um fato preocupante na insegurança nos bancos, que mostra a necessidade de medidas preventivas contra assaltos e sequestros, pois esses ataques deixaram um rastro de mortes, feridos e traumatizados. “O aumento de ataques a bancos, sobretudo de arrombamentos, no primeiro semestre deste ano, tem a ver com a onda de explosões de caixas eletrônicos, muitos instalados em locais inseguros e desprovidos de equipamentos de segurança”, avaliou.

Sandro Neves

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.