Cresce procura de mulheres para vaga de porteira - PE


Diário de Pernambuco-07/08/12: A portaria do prédio deixou de ser um lugar dominado pelos homens. A sofisticação dos sistemas de segurança predial, com a implantação de alarmes, câmeras e parcerias com o serviço de segurança pública, tem possibilitado a troca de requisitos para a profissão de porteiro e, consequentemente, o ingresso das mulheres no posto.

Se antes o básico era ter uma imagem que amedrontasse, hoje para ser porteiro é preciso ter delicadeza no trato com os moradores, atenção aos detalhes, sensibilidade para lidar com situações adversas e comprometimento. Todas essas características, segundo os síndicos, são intrínsecas às mulheres, por isso a abertura do mercado para o gênero.

Sueli Silva, 39 anos, era empregada domestica e virou porteira.
Foto: Diário de Pernambuco
Hoje, com a possibilidade de ter uma cabine mais alta e vidros blindados, passar uma imagem de “segurança” já não faz tanta diferença. Foi assim que Ivanete Oliveira, 33 anos, foi alçada para a portaria. “Comecei tirando as horas de almoço e fiquei no lugar de um dos quatro porteiros”, conta. Ela é uma das 40 mil pessoas que ocupam a função na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Apesar de não ter dados por gênero, o Sindicato dos Empregados em Condomínios e Edifícios de Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes (Sieec/PE), reconhece que o campo está em expansão para o público feminino. “Por enquanto, elas ainda são minoria, mas há realmente uma demanda crescente”, afirma o gestor do sindicato, Geraldo Santos.

Segundo o Sindicato de Habitação (Secovi/PE), 10% dos currículos recebidos para a área são de mulheres. Número que cresceu no último trimestre. O aumento é atribuído a programas como o De Olho na Rua. Criado há oito anos, numa parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS), ele já treinou 10 mil funcionários, dos quais 3 mil (sendo 200 mulheres) estão monitorando as ruas e residências com o apoio de um rádio da polícia. “Elas começaram a procurar mais o curso, para receber treinamento dos policiais. Muitas já mandam currículos com a qualificação na área de segurança”, explica a coordenadora do programa, Telma Torres.

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

2 Comentário:

beleza rara disse...

Eu sou porteira.

beleza rara disse...

Eu sou uma porteira.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.