Jornal Floripa-05/10/11: Rodrigo Pimentel: 'Preparação e seleção de vigilantes são precárias'. Comentarista de segurança pública fala sobre o curso que habilita o vigilante a trabalhar em uma agência bancária, shoppings e condomínios.
Os seguranças que estão nos bancos, nos condomínios, nas empresas, todos eles recebem um treinamento considerado insuficiente. É o mesmo curso. O curso que habilita o vigilante a trabalhar em uma agência bancária, é o que habilita ele a trabalhar em um condomínio, em uma escola particular, em uma universidade, em um shopping
É precária a preparação e precária a seleção. Eu fiquei 12 anos na polícia e atendi a duas ocorrências em banco iguais ao caso desta segunda (3) em São Paulo. Em Rezende, o cliente foi baleado e morreu. No Rio de Janeiro, em Ipanema, uma cliente foi gravemente ferida.
Ou seja, a Polícia Federal, que fiscaliza, precisa ter uma atenção especial. São 440 mil vigilantes no Brasil, é um exército, e o mais perigoso é a questão psicológica, emocional do vigilante.
Brasil, Itália e Colômbia são os três países que obrigam a presença de um vigilante armado. A tecnologia que existe hoje, como as portas com detectores de metais, os cofres de tempo, o sistema de televisão, essas tecnologias têm dispensado vigilantes em todo o mundo.
O roubo armado está acabando no Brasil. No Rio de Janeiro, tínhamos 50 casos por mês há 7 anos, e hoje temos um caso por mês.
No interior, ainda existe sim a necessidade de um vigilante armado, vemos eventualmente ações com 10, 15 bandidos, em cidades no interior da Bahia ou de Minas Gerais. Mas nas grandes capitais, é desnecessário, como as estatísticas vem comprovando. veja também:
0 Comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!
Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.