Comércio rejeita caixa eletrônico - SP



Jornal Destak-12/05/11: A onda de ataques a ATMs (terminais de autoatendimento) por meio do uso de explosões com dinamites está levando donos de estabelecimentos comerciais a pedir a retirada dos caixas eletrônicos.

Casos já foram relatados em uma drogaria na Vila Madalena (zona oeste) e outra na zona leste, segundo o Jornal da Tarde.

Mercado em Taboão da Serra fica destruído com 
explosão
A contabilidade formulada pelo jornal aponta que neste ano já são 122 os casos de caixas eletrônicos atacados, quase um por dia. A capital concentra a maior parte, 69.

A situação deixou em alerta até a ACSP (Associação Comercial de São Paulo). "Se não for possível terminar com essas ações criminosas, a solução será desativar todos os caixas eletrônicos da rede comercial. Porém, trata-se de uma decisão individual, de cada empresário", disse o vice-presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine.

Ontem o SPBancários (sindicato dos bancários) reforçou uma reivindicação antiga, a de exigir vigilância armada. O secretário de Segurança disse se tratar do "crime da moda" (leia abaixo).

24 horas
Procurada, a TecBan, controladora do Banco24Horas e que detém 30% do mercado de ATMs instaladas no país, sendo 5 mil delas só no Estado, afirmou que não iria comentar o movimento de alguns comerciantes que estão pedindo a retirada dos dispositivos de suas lojas.

A empresa foi pioneira no país ao instalar o dispositivo para manchar notas quando o caixa é arrombado. Hoje todas as suas 12 mil ATMs possuem o sistema instalado.

'É crime da moda', diz secretário de Segurança

O secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, disse ontem que as explosões contra caixas eletrônicos se tornaram o "crime da moda". "É o crime da moda, como tivemos esses crimes em joalherias", afirmou.

Ferreira Pinto disse que algumas divisões da Polícia Civil vão reforçar as equipes na repressão a esse tipo de crime. Entre as medidas está a de dispor 80% do efetivo do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos).

Uma das apostas para reduzir esse tipo de crime é o uso de tinta para manchar as notas. Já usado em alguns terminais, o uso reduziu esse tipo de crime no Nordeste. Mesmo manchadas, as notas já estão circulando no comércio. A indicação é recusá-las e procurar a polícia. Bancários querem vigias armados das 6h às 22h

O SPBancários (sindicato dos bancários) reforçou ontem reivindicações antigas: manter vigias armados e câmeras funcionando das 6h às 22h nos locais onde funcionam caixas eletrônicos e responsabilizar as instituições bancárias pela segurança dos terminais localizados fora das agências.

A presidente do sindicato, Juvandia Moreira Leite, disse que o tema será discutido na reunião da comissão de segurança da entidade prevista para o dia 2 de junho.

Como resposta, segundo Juvandia, os bancos afirmam que estão cumprindo seus planos de segurança e que a responsabilidade dos terminais é dos comerciantes que mantêm os dispositivos.

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.