Igreja de São João é arrombada na madrugada de quarta-feira - MA



Jornal Pequeno-31/03/11: A Igreja de São João, localizada na Rua da Paz - Centro, foi invadida, segundo informações de testemunhas, por dois homens que não tiveram as identidades reveladas. O crime aconteceu por volta das 2h de ontem. De acordo com os vigias que faziam ronda pelo local, a presença dos arrombadores foi percebida quando eles ainda escalavam o prédio de uma loja vizinha para entrar nas dependências da igreja. A ação não foi impedida, pelo fato de os suspeitos se encontrarem armados, cada um, com uma faca.

Os bandidos teriam entrado pelo terraço, arrombado a grade de ferro e a porta da cozinha, passando pelo pátio até chegar à secretaria da igreja. Chegando ao local, eles vasculharam armários e pegaram as chaves de onde os pertences furtados se encontravam. O sacristão Fernando Júnior é o responsável pela abertura do templo e foi o primeiro a notar a ação dos criminosos. “Cheguei por volta das 6h30, como de costume, quando me deparei com as coisas reviradas. Então liguei para o padre Fausto e em seguida chamamos a polícia”, relembrou.

Os bandidos não chegaram até a área de celebração das missas, onde se encontrava o dinheiro das ofertas e peças de valor que compõem o altar. Entre os pertences roubados estavam um monitor de computador, uma impressora, caixa acústica e mesa de controle de som avaliada em R$ 18 mil. “Acredita-se que as pessoas que entraram tinham conhecimento do local. Sabiam da presença das portas e onde ficavam as chaves dos armários”, concluiu padre Fausto Beretta.

Segurança – A prática de assaltos a igrejas tem se tornado comum em São Luís. Essa foi a primeira vez que a Igreja de São João foi furtada, mas assim como as lojas e residências vizinhas, o templo conta com o serviço de vigilância particular. Segundo o padre Fausto Beretta, cada morador ou dono de loja paga, mensalmente, a quantia de R$ 30 para uma pessoa vigiar o local.

Após ser comunicado do furto, o comandante do Policiamento Metropolitano, o tenente-coronel Jefferson Telles informou que seria necessário que as igrejas providenciarem serviço de segurança privada e mesmo monitoramento 24 horas. “Nós pagamos para assegurar que nada aconteça; mas, se for assim, o que vai fazer a polícia?”, questionou padre Fausto, lembrando que a igreja faz parte do patrimônio histórico e que as pessoas que frequentam o templo também merecem segurança.

Na parte da tarde, os materiais furtados foram recuperados. Segundo informações de um dos vigilantes, os equipamentos estavam escondidos em uma casa na Rua das Flores – a poucos metros da cena do crime – ainda em posse dos suspeitos do arrombamento. Uma negociação entre os bandidos e o vigia fez com que o prejuízo fosse revertido. A polícia esteve no local em busca de provas que levassem aos envolvidos no crime, e a versão do vigia será averiguada.

veja também:


Stumble
Delicious
Technorati
Twitter
Facebook

0 Comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Vigilante Tem Notícias. Dê sua opinião com responsabilidade!

Todas as informações publicadas no Vigilante Tem Notícias são linkadas na fonte para os seus sites de origem.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais Recentes Mais Antigas Home
 

Vigilante Tem Notícias Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by Lasantha create a site

Este site não produz qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como um veículo que "ecoa" notícias já existentes na internet.